Muitas vezes após um dia de estresse no trabalho ou na rotina costumamos chegar em casa com uma fadiga e um cansaço extremos. Nossa vontade é chegar e simplesmente chegar e se atirar no sofá, e provavelmente só acordar no dia seguinte - mas sabemos bem que o dia não termina assim.
Precisamos nos manter ativos, e para isso a ida à academia para realizar o treino do dia não pode ser deixada de lado. Mas às vezes o cansaço é tão grande que mal somos capazes de vestir a roupa da academia, quanto mais realizar um treino que muitas vezes será extremamente intensa.
Dessa forma, muitas pessoas descobriram um recurso para dar um "ânimo" adicional ao corpo - os suplementos pré-treino. A eficácia da maioria deles é comprovada, mas pouco se pensa nos efeitos colaterais que as substâncias presentes nesses produtos podem provocar ao seu corpo.
Para preveni-lo, vou comentar alguns dos efeitos colaterais que podem ocorrer ao se ingerir estes produtos. Caso sinta alguns dos sintomas ou efeitos corte a utilização do produto.
- Dores de cabeça constantes
A grande maioria dos suplementos pré-treino são vasodilatadores, por isso aumentam a atividade cerebral de forma intensa, de modo que o cérebro precisa fornecer estímulos nervosos suficientes para manter os processos do corpo ativos.
Depois de passados os estímulos, o cérebro entra em um processo de recuperação que muitas vezes tem como consequência as dores de cabeça.
Portanto, se tiver com tiver com dores de cabeça constantes enquanto utiliza o seu pré-treino, procure parar de consumi-lo por alguns dias.
- Taquicardia
Como mencionei no item anterior, a maioria predominante dos suplementos pré-treino funcionam como vasodilatadores das artérias e veias, ou seja, há um aumento do fluxo sanguíneo, e o coração precisa trabalhar em um ritmo mais forte para bombear um volume maior de sangue que chegará até ele.
Para tanto, o cérebro envia estímulos que aumentam a frequência de batimentos, fazendo que o coração bombeie o sangue de forma mais rápida.
Mas assim como os músculos não devem ser estimulados de forma intensa por um período prolongado de tempo, o coração (que também é um músculo) não pode passar por um período de sobrecarga muito longo, pois isso pode decorrer uma arritmia cardíaca, onde o coração tem seus batimentos fora da frequência certa, e pode causar uma interrupção, ou seja, uma espécie de infarto.
Portanto, novamente, não é saudável consumir os suplementos pré-treino por um período prolongado de tempo.
- Insônia
Como os suplementos pré-treino geralmente estimulam a atividade cerebral, muitas vezes quando é comum apresentarmos um quadro de insônia (ou a falta do sono), já que o cérebro continua com sua atividade intensa, e não entra no repouso necessário para desfrutarmos de uma boa noite de sono.
O resultado é dificuldades para dormir, e também fortes dores de cabeça e fadiga extrema, já que o corpo não consegue descansar. Para evitar esse efeito colateral, é preciso primeiro consumir esses suplementos um bom tempo antes de dormir.
- Dependência
A maioria das substâncias presentes nos suplementos pré-treino criam um efeito de dependência no cérebro, fator este que atrapalha na transmissão de estímulos nervosos no caso dessas substâncias não estarem presentes no sangue.
Dessa forma, você só irá se sentir estimulado se consumir o produto, ou seja, sua motivação ficará dependente de um produto, caso você não o consuma, você não terá capacidade de desempenhar suas atividades.
Além disso, um quadro que pode ocorrer por consequência dessa dependência, é da sensação de desânimo após passar o efeito das substâncias, que em casos mais extremos pode provocar até depressão.
Portanto, ao utilizar suplementos pré-treino, consuma sempre com moderação e sempre tire períodos para cortar a sua utilização, para que o corpo tenha tempo de eliminar as substâncias presentes no sangue e o corpo não crie um quadro de dependência.
loading...
0 comentários:
Postar um comentário