Aprender a tocar um instrumento musical pode ir muito além de simplesmente tirar o som de um determinado instrumento. Na verdade, essa jornada envolve um incrível desenvolvimento pessoal e desperta o aguçamento de vários sentidos do nosso corpo.
Neste post você vai descobrir 7 razões que vão te motivar ainda mais a aprender um instrumento musical.
1 - Você pode se tornar mais inteligente
Estudos têm mostrado que aqueles que tocam um instrumento musical na escola, tem melhor desempenho em seus estudos do que aqueles que não o fazem. Diz-se que tocar instrumentos musicais tem um efeito terapêutico no cérebro.
Ao tocar instrumentos musicais a partir de uma certa idade, desenvolvem-se as habilidades de leitura, a capacidade da criança de aprender, e também aumenta o QI da criança. Adultos podem se beneficiar também porque ele aumenta a capacidade de se concentrar melhor e melhoram a memorização.
2 - Melhora a sua disciplina
Muitas pessoas que tocam instrumentos musicais são mais disciplinadas. Nessa arte, você precisa ser disciplinado, a fim de dominar o instrumento que você está tocando. Você precisa reservar um tempo a cada dia para praticar, praticar e praticar cada vez mais.
Embora muitas pessoas ao redor do mundo perdem um bom tempo assistindo TV ou utilizando seu smartphone, você vence a ociosidade dedicando um tempo para praticar o seu instrumento diariamente.
3 - Tocar um instrumento musical diminui o estresse
Quando você ouve uma música relaxante suave, pode desestressar muitas pessoas. Todos nós precisamos de dias em que precisamos apenas sentar e acalmar nossas mentes. A vida pode ser agitada e estressante. Tocar um instrumento pode relaxar por acalmar a mente.
4 - Pode trazer uma grande sensação de conquista
Se você é novo para tocar algum instrumento musical, pode se frustrar por não conseguir grandes avanços no começo. No entanto, uma vez que você consegue evoluir, você pode ter um enorme sentimento de realização e satisfação.
5 - Melhora da apuração sensorial
Assim como quem estuda cinema vai assistir a filmes e entende o que está por trás das câmeras, quem tenta tocar um instrumento entende como a música é feita.
O coordenador da Companhia das Cordas explica que, quando aprende a ler partituras, o aluno fica com o ouvido mais apurado na hora de ouvir aquele CD que está fazendo sucesso. “Após estudar música, você a ouve de uma maneira diferente, já que se geram leituras novas – sem perder nada, mas ganhando jeitos novos de interagir com ela”, explica.
A atenção que é desenvolvida, ele diz, vai mudar a percepção dos sons presenciados no dia a dia.
6 - Socialização com os colegas
À exceção do aprendizado de instrumentos solitários – como o piano, por exemplo -, estudar música pode ajudar a fazer amigos e entrar em contato com culturas diferentes.
“Há uma interação por meio da música e um ganho do ponto de vista da comunicação”, diz o coordenador da Companhia das Cordas. Ele dá o exemplo das bandas de colégio, em que é preciso se inserir em um grupo e socializar com outras pessoas para que haja uma harmonia na hora da apresentação.
Já o professor da PUC-PR ressalta o fato de que, para tudo dar certo, é preciso ter trabalho em equipe. “Tem que saber ouvir – literalmente – o colega e dialogar musical e verbalmente”, explica.
loading...
0 comentários:
Postar um comentário