Receba as Atualizações do Blog em Seu E-mail...
Seu e-mail está protegido conosco!

10 Dicas Para Aumentar a Economia de Combustível do Seu Carro



Com a gasolina beirando a casa dos R$3,50, e o álcool já acima dos R$2,50, você mais do que nunca precisa estar atento ao consumo de combustível do seu carro, e saiba: você pode melhorá-lo com simples dicas que vão aumentar a quantidade de quilômetros que seu carro faz por litro de combustível e vão aliviar um pouco o seu bolso, que este ano está sendo atacado como nunca.

E é importante deixar bem claro, não existe segredo quanto à receita de como economizar combustível, pois ela compreende simples atitudes: dirigir da melhor maneira, manter a manutenção do seu veículo sempre em dia e prestar atenção na hora de escolher o combustível na hora de abastecer.

Algumas práticas simples como as que serão listadas a seguir, segundo os especialistas, vão aumentar sua economia nas próximas paradas que fizer em um posto. 

1 - Verifique a calibragem dos pneus


Se você deixar os pneus do seu carro murchos ou quando for enchê-los usar a calibragem errada, isso vai influenciar diretamente no consumo.

O ideal é realizar a calibragem de 15 em 15 dias, e prestar atenção às orientações da montadora do carro quanto à pressão que deverá ser utilizada para calibrar rodas dianteiras e traseiras, pois são diferentes em cada caso.

Esta indicação pode estar localizada tanto no manual do proprietário quanto em um adesivo presente na tampa do tanque ou na porta do carro.  

2 - Cuidado com o excesso de peso no veículo


A razão é simples. Quanto mais pesado o carro estiver, maior será a aceleração que vai precisar desenvolver para movimentá-lo, e consequentemente, mais o veículo consome.

É fundamental observar o peso máximo que o carro pode transportar no manual do proprietário ou no adesivo contido na porta do carro. Estudos mostram que 40 quilos além do limite de peso podem aumentar o consumo em até 2%. Dê uma olhada nos objetos inúteis deixados no carro.

3 - Troque a marcha no tempo do certo


Esse é um item bastante importante. O tempo em que você troca a marcha faz muita diferença no consumo.

Além das informações contidas no seu manual do proprietário sobre a velocidade certa para fazer a mudança em cada marca, que leva em consideração o torque do carro, é importante prestar atenção a dicas básicas: um carro a 30 km/h não pode estar em 4ª marcha por exemplo, assim como você não deve chegar a 80 km/h em segunda.

Nos dois casos você vai estar gastando além do necessário. O uso do câmbio deve ser suave, sem a necessidade de “esticar” até o fim.

4 - Evite aceleradas desnecessárias


Evite aceleradas bruscas e desnecessárias. Isso afetará e muito o consumo de combustível.

Também não há necessidade de ficar aquecendo o carro pela manhã antes de sair da garagem, nos modelos que vem com injeção eletrônica esse aquecimento é feito automaticamente por esse sistema.

Com exceção de um caso: nos modelos zero quilômetro é recomendado deixar o veículo ligado na primeira partida por alguns minutos nos primeiros 1000 quilômetros, no que for além disso basta ligar e sair rodando. 

5 - Confira as velas do motor


Entre os itens inclusos na manutenção, as velas são as que mais influenciam no consumo de combustível dos carros.

De acordo com o modelo e a orientação da montadora, elas devem ser trocadas exatamente na quilometragem recomendada, e quando uma estragar, todo o jogo deve ser substituído por peças com as mesmas especificações.

Sua função é gerar energia na câmara de combustão para iniciar a queima da mistura ar/combustível. Se ela está ruim, essa queima fica irregular e isso irá refletir diretamente no aumento do combustível injetado.

6 - Sempre utilize combustível de boa qualidade


Nenhum outro item é tão maléfico para o carro do que combustível adulterado. Gasolina adulterada com querosene ou etanol interferem diretamente no consumo de combustível, já que a leitura do sistema de injeção eletrônica é afetada pela composição errada.

Por isso sempre fique atento aos postos com o selo da ANP e dê preferência a grandes redes.

7 - Verifique os filtros do seu veículo



Os filtros de ar e combustível precisam ser trocados segundo a orientação para o seu modelo. E não pode ser deixado para depois, pois eles interferem diretamente na mistura de ar e combustível na câmara de combustão, já que a mistura fica irregular, e isso fará o veículo gastar mais. 

8 - Atenção ao uso do ar condicionado


Esse é um grande dilema. Alguns dizem que influencia, outros dizem que não. Você não vai passar calor, claro. Mas em dias de temperaturas mais amenas, você pode desligar o ar condicionado.

E o fato é, ele influencia sim no consumo de combustível, que pode ser aumentando em até 20%. 

9 - Não deixe o carro na "banguela"

Aquele costume de deixar o carro em ponto morto durante as descidas, a famosa “banguela”, é coisa ultrapassada.

O veículo deve ficar sempre engrenado, assim gasta menos combustível do que se estivesse em ponto motor. Assim a injeção eletrônica identifica que não é preciso aceleração e corta o combustível.

Evitar a banguela é também uma questão de segurança, pois o carro aproveita o freio-motor. 

10 - Verifique o alinhamento das rodas


O alinhamento das rodas é fundamental para a aerodinâmica do carro. Se o veículo está desalinhado, as rodas serão arrastadas em vez de somente girar. Isso também irá contribuir para economizar combustível.

Com as dicas mencionadas acima, a economia de combustível e no seu bolso serão infalíveis.
loading...
Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário